segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"manhê, faz panqueca?"



Se tem uma coisa que eu adoro fazer, essa coisa se chama panqueca. Sabe aquela imagem de desenho de uma pilha de panquecas com um monte de calda caindo lentamente sobre elas, e imediatamente algum ser espetando essa pilha com um garfo e abocanhando metade da pilha, assim, numa tacada só? Então né, eu praticamente lambia a tv sempre que via essa imagem.


Essa minha vontade não foi realizada quando criança, mas já depois de adulta, com o A. pequeno, e uma certa (pouquíssima, na verdade) habilidade na cozinha, resolvi que tentaria fazer panquecas no café da manhã.


Mesmo sendo uma mistura simples de ingredientes, eu passava grande parte da manhã fazendo as benditas e praticamente viravam um almoço, tamanho o tempo que eu levava para prepara-las. Coisa de principiante.


Mas é claro que o tempo foi passando, mais e mais panquecas foram feitas, mais habilidade foi-se adquirindo (para come-las no café da manhã, e não no almoço!) e tudo isso fez com que aquele serzinho pequenino se tornasse um devorador monstro de panquequinhas, ficando na pontinha dos dedos dos pés, se esticando ao máximo, tentando alcançar as panquecas já prontas em cima da pia, que esperavam pacientemente o resto das panquecas ficarem prontas.


E depois de alguns anos, veio outro devorador de panquequinhas, e este, mais voraz ainda! Então a fábrica não pode parar, porque vira e mexe, a primeira coisa que ouço quando acordo no final-de-semana, é: "manhê, faz panqueca?"




Panquequinhas de laranja e maple
(adaptado daqui)


INGREDIENTES:
calda de maple e amoras pretas:
250ml de suco de laranja natural
1 pauzinho de canela
2 colheres de sopa de raspas finas de laranja
250ml de maple
100g de amoras pretas


panquecas:
250ml de suco de laranja (usei laranja pêra)
raspas finas de 2 laranjas
280g de farinha de trigo
4 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
250ml de leite integral
2 ovos, batidos
manteiga para a frigideira


PREPARO:
Para a calda, coloque o suco de laranja e o pau de canela numa panela e leve ao fogo médio, até reduzir pela metade (125ml).
Adicione as raspas de laranja e o maple e misture. Adicione as amoras pretas, amassando-as bem com um garfo, para liberar seu suco. Passe a mistura por uma peneira, amassando as amoras um pouco mais com o garfo. Reserve.


Para as panquecas, coloque numa tigela a farinha, o sal, o açúcar e o fermento e misture. Adicione o leite, o suco e as rapas de laranja, os ovos batidos e misture até ficar mais ou menos homogêneo.


Aqueça uma frigideira em fogo médio, pincele com um pouco de manteiga e vá colocando colheradas de massa, deixando um pouco de espaço entre elas. Vire-as para assar do outro lado, assim que surgirem bolhas na superfície.


Sirva as panquecas com um pouco de manteiga e muita, muita calda.

Um comentário:

Ju disse...

hummmmmmm que vontade de comer essas panquecas, Reee! ainda mais depois de toda a propaganda de maple que você fez!! num dia como esse, chuvoooso...friozinho... vai bemm hein?

hahahaha....eu até imagino os dois pequenos devorando as panquecas!!! =D
uns linduxus!!!

MUUUUUITAASSSS SAUDADES DE VCS!!!!!!

bjinhus prima querida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...