quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

lamingtons


Lamingtons nada mais são do que quadradinhos de pão-de-ló, passados em uma calda de chocolate e cobertos com coco ralado. A sua origem é australiana, onde são muito famosos,  e inclusive tem um dia só deles: dia 21.07 é dia nacional do lamigton lá na Austrália!

O preparo é bem simples: faça um pão-de-ló no dia anterior, deixe-o esfriando numa gradinha por algumas horas, ou até de um dia para outro, em aberto mesmo, pra ele poder dar uma secada. Em seguida é só cortar em cubinhos, mergulhá-los na caldinha de chocolate e cobrir com coco. E foi justamente o que eu fiz.

Mas quando eu estava aos 45 minutos do segundo tempo, ou melhor, quando faltava apenas um quadradinho de bolo sobrando, me veio na cabeça um pacote de coco queimado que estava dando sopa na despensa.

Fui lá, abri o pacotinho, passei o quadradinho no coco queimado. E ele ficou lá, aquele único cubinho coberto com coco marronzinho, no meio de tantos cubinhos cubinhos brancos. Mas esse único cubinho diferente, foi o mais gostoso de todos. Desculpe-me australianos, mas lamingtons com coco queimado são muito mais gostosos!

Lamingtons

INGREDIENTES:
massa
130g de farinha de trigo
30g de amido de milho
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
4 ovos
150g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha
50g de manteiga derretida

calda
300g de chocolate picado (usei 72%)
185ml de leite (ou um pouco mais, se precisar)
açúcar de confeiteiro à gosto

80g de coco ralado ou em flocos (ou até mesmo o coco queimado)


PREPARO:
Unte manteiga uma assadeira de 20cm, polvilhe com farinha e reserve. Peneire a farinha de trigo junto com o amido de milho, o fermento e o sal, e reserve.

Na tigela da batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Leve a tigela ao banho maria, tomando cuidado pra não encostar a bundinha da tigela na água. Aqueça a mistura até 40oC, mexendo sempre. Assim que atingir a temperatura, bata a mistura na batedeira, em velocidade alta, até ficar um creme branco e espesso. Adicione o extrato de baunilha.

Adicione a mistura de farinha em 3 etapas, mexendo delicadamente, em movimentos circulares. Assim que a farinha estiver agregada, pegue uma concha da massa, e misture com a manteiga derretida, até ficar homogêneo.

Coloque essa mistura de manteiga e massa no restante da massa, misture delicadamente e coloque a massa na assadeira, nivelando com o auxílio de uma colher ou de uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido em 180oC, e asse até o topo do bolo estiver levemente dourado e firme ao toque.

Retire do forno e coloque a assadeira em cima de uma gradinha. Quando o bolo esfriar, desenforme-o e deixe-o descoberto por algumas horas, ou de um dia para o outro.

Para a calda, leve o chocolate picado, o leite e o açúcar de confeiteiro numa panela em fogo bem baixinho. Assim que o chocolate começar a derreter, desligue o fogo e mexa bem a mistura até o chocolate derreter e a mistura ficar homogênea. Se for preciso, adicione um pouco mais de leite. Espere esfriar e engrossar um pouco.

Corte o bolo em 16 cubinhos. Banhe cada cubinho na calda de chocolate e espere uns 15 minutos mais ou menos, para a calda secar um pouco. Passe os cubinhos no coco ralado e sirva.

3 comentários:

comida diversão e arte disse...

isso deve ser bem gostoso hein!!!
pensando em testar em breve!!!

Ariana Pazzini disse...

Então tooooda vez que eu decido passar por aqui fico doida por alguma coisa... da ultima vez foi o torrone, agora esta deliciiiiia de lamingtons...
vc faz muita maldade pra minha dieta!
Ja to com uma lista aqui de coisas pra fazer qdo sair dela!

Anônimo disse...

Beautiful photo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...